Quando falamos em corrida, logo o acessório que vem à mente é o tênis. Com certeza, um item fundamental para os atletas. Mas um equipamento que deveria ser essencial em treinos e provas ainda é pouco usado. Estamos falando dos óculos especiais para esportes, para a proteção da visão, que pode ser afetada por fatores como vento, poeiras e, claro, os raios solares.

Com os dias cada vez mais quentes de verão, você precisa tomar certos cuidados na hora dos treinos ao ar livre. E por mais que alguns corredores pensem que os óculos de sol são apenas um apetrecho na hora da corrida, eles são essenciais para manter a saúde dos seus olhos.

Nas épocas mais quentes do ano, quando os raios solares prejudiciais aos olhos são mais intensos, o uso do acessório é ainda mais indispensável, fazendo, inclusive, com que sua corrida fique mais confortável, visto que você não precisa franzir os olhos para conseguir correr debaixo do sol quente.

Poucos dão a devida atenção a esse importante “parceiro” do corredor, mesmo que em dias nublados. Para correr ou mesmo outros esportes ao ar livre, há óculos próprios para a prática esportiva, diferentes dos comuns. São leves, anatômicos, confortáveis, com lentes produzidas especialmente para a atividade. Também são mais justos ao rosto, garantindo uma sensação de segurança.

Proteger os olhos é fundamental. Várias partes da visão são comprometidas pelos raios solares. A retina tem sua vitalidade diminuída com a radiação ultravioleta, acelerando o envelhecimento das células responsáveis pela visão, com um prejuízo irreversível. Há, também, riscos de uma possível formação da catarata, que pode levar à cegueira.

O uso dos óculos de sol é fundamental para corredores e não corredores. As lentes corretas, que devem ter proteção contra os raios ultravioletas.

Alguns atletas de ponta já incorporaram os óculos como equipamento obrigatório, seja qual for a condição de tempo.

 

Outro aprendizado é que existe óculos de sol e de proteção, esse último deve possuir um design seguro e lentes intercambiáveis, e, jamais devem ser relevados a segundo plano.

Mas não adianta apostar em quaisquer óculos. Suas lentes precisam ter proteção contra os raios solares para surtir efeito. Por isso, compre o acessório sempre em lojas especializadas e, de preferência, com uma marca conhecida. Óculos escuros sem a proteção UV fazem mais mal aos olhos do que não usar nada.