O começo do ano letivo é uma época propícia para a mudança de velhos hábitos e início de novos cuidados com o corpo e o bem-estar físico. Isso inclui a saúde da visão!

Para ajudá-lo na tarefa de manter a visão 100% e, de quebra, orientá-lo sobre prevenção, identificação e correção de eventuais problemas visuais, listamos algumas medidas que podem fazer toda diferença para a saúde dos olhos. Você não vai ficar de fora, vai?

Por que os estudantes devem cuidar da visão?

As estatísticas são assustadoras! Segundo o Ministério da Educação (MEC), 23 % dos casos de evasão escolar são ocasionados justamente pela dificuldade que os alunos têm de enxergar. As principais doenças oculares são: miopia, estrabismo, astigmatismo e hipermetropia. A prevenção desses problemas e o tratamento adequado dos mesmos (caso apareçam) é fundamental para o bem-estar físico, psicológico e social.

Quando algo não vai bem

A primeira medida que você deve adotar é ficar literalmente de olho bem vivo nos sinais. Preste atenção em seu rendimento escolar e observe o desempenho em sala de aula. Se observar que seu olho arde com frequência, tiver dificuldade de enxergar as informações contidas no quadro ou ficar com a vista cansada e embaçada ao ler livros e revistas, certamente há algo errado com sua visão. O ideal, nesse caso, é procurar ajuda oftalmológica.

Se você é pai aqui vai alguns dos sintomas para ficar ligado se as crianças estão apresentando problemas com a visão:

– Dificuldade em reconhecer objetos comuns;

– Desinteresse por atividades que geralmente gosta;

– Criança “apertando” os olhos para enxergar;

– Mudança de lugar na sala de aula para ver melhor;

– Dores de cabeça frequentes.

Caso seja necessário o uso de óculos, para ajudar as crianças a se adaptarem ao seu uso é importante que elas façam parte do processo de escolha das armações (que devem ser resistentes e maleáveis, como acetato, silicone ou nylon).

É muito importante também que os óculos estejam confortáveis no nariz, nas orelhas e nas bochechas da criança!

Lentes fotossensíveis, como Transitions, ajudam a aumentar o conforto visual e a deixar os olhos protegidos tanto dos raios UVA/UVB quanto da famosa luz azul nociva emitidas pelos computadores, tablets, televisores, celulares e principalmente pelo sol.

Como cuidar da visão na escola?

Para manter a visão sempre em dia e não comprometer o rendimento escolar, é imprescindível adotar uma postura preventiva. Acompanhe cuidados básicos que podem fazer toda diferença:

  • Evite ler livros e revistas muito de perto. Isso cansa a visão!
  • Seja adepto dos óculos de descanso.
  • Se você tiver que usar óculos de grau, não sinta vergonha! Além de ser normal, existem modelos super estilosos no mercado.
  • Evite coçar os olhos. Essa atitude pode transportar bactérias.
  • Use óculos escuros na ida e na volta da escola.
  • Evite o uso prolongado de computadores, tablets, celulares e videogames a fim de evitar a fadiga visual.