História

Domenico Dolce, nascido na cidade de Polizzi Generosa, em Palermo na Sicília, e Stefano Gabbana, natural de Milão, se conheceram ainda como aspirantes à estilista, no início dos anos de 1980, na cidade de Milão, enquanto trabalhavam como assistentes do designer Giorgio Correggiari. Juntos tiveram uma clara visão de como queriam vestir uma mulher. Abriram um pequeno ateliê no ano de 1982 em Milão, onde trabalhavam em regime de freelancer para grandes casas da moda daquela capital.

Apaixonados pelo barroco e pelo estilo de vida do sul da Itália, eles uniram seus sobrenomes em 1985 quando lançaram a primeira coleção, batizada de Donna-Donna, em um desfile no mês de outubro, na prestigiada semana da moda em Milão, incluídos na categoria “novos talentos”. Surgia assim a grife DOLCE & GABBANA. Imediatamente, se tornaram os queridinhos da imprensa especializada e conquistaram seu espaço no mundo da moda italiana. Em agosto de 1987, a dupla abriu as portas do seu primeiro showroom e atraiu fãs muito famosas, como por exemplo, Madonna e Isabella Rossellini, que foram a “rampa de lançamento” da marca italiana, que ganhou projeção global da noite para o dia.

A década de 1990 começou com o lançamento da primeira coleção masculina da marca. A dupla ousou, em 1991, ao vestir as super modelos da época, como Linda Evangelista, Naomi Campbell e Christy Turlington, com peças da coleção masculina. No ano seguinte lançou seu primeiro perfume. Esta década também foi marcada pelo surgimento de uma dos maiores símbolos da D&G: as estampas de onça. Ainda nesta década teve início uma forte associação da marca com as grandes estrelas da música pop, através da criação dos figurinos originais para alguns dos mais bem-sucedidos shows de todos os tempos: Madonna, Whitney Houston, Mary J. Blige e Alicia Keys.

O negócio, que começou com uma linha de roupas femininas, cresceu consideravelmente ao longo dos anos, e passou a englobar calçados, bolsas e acessórios.

A DOLCE & GABBANA, reconhecida como uma influência revolucionária na moda internacional, foi a primeira a aplicar os cristais Swarovski nos relógios para criar o efeito fantástico de “diamantes brilhantes”, o que revolucionou o segmento dos relógios fashion. A badalada marca italiana só desembarcou no Brasil em 2004, com a inauguração de uma loja no luxuoso shopping Iguatemi em São Paulo. Atualmente a marca italiana possui sete lojas no país. Hoje em dia, a marca oferece uma vasta gama de produtos em várias categorias, como coleções femininas e masculinas, a infantil D&G Junior, jeans, óculos, lingeries, calçados, acessórios e perfumes (segmento onde a marca é uma das líderes mundiais).