Já ouviram falar de Heterocromia?  Se fossemos falar grosso modo nada mais é que alguém que nasce com os olhos multicoloridos ou olhos diferentes em uma mesma pessoa.

E como a pessoa nasce com esses olhos?

A causa pode ser ampla, varia desde o excesso ou ausência de melanina assim como origem genética, hereditária, doença ou lesão.

Existem três tipos diferentes de heterocromia.

Completa: Cada um dos olhos possui cores diferentes, exemplo: um é azul e outro verde.

Setorial: Duas cores diferentes na mesma Iris.

Central: Quando a íris possui dois ou mais círculos de cor, por exemplo azul com um dourado próximo da pupila ou mesmo externamente. Esse tipo de olhos é mais conhecido como olhos de gato.

A heterocromia atinge 1 a cada 1.000 pessoas sendo considerada rara e ela não é considerada uma mutação genética como muitos pensam. O caso mais famoso de heterocromia é o da atriz Martinica, France Zobda. Seus olhos possuem tantas cores que ela está no Guinness Book com o recorde mundial. Ela possui sete tons/cores no olho esquerdo e quatro no direito. Sendo o único caso até o momento.

Origens:

Pode estar relacionada a uma característica genética. Toda criança nasce com um olho meio acinzentado e após 10 meses a um ano a cor dos olhos é definida. A íris possui melanócitos que nada mais é que estruturas que vão se enchendo de melanina. Quanto mais melanina, mais escuros são os olhos. As vezes o maior acúmulo de melanina ocorre por uma carga genética e a criança acaba desenvolvendo um olho de cada cor.

Ela também pode estar relacionada a problemas de visão também. Casos de uveíte que é uma inflamação ocular pode levar a uma despigmentação em um dos olhos.

Até mesmo um tumor pode alterar a cor dos olhos, na vida adulta quando a gente observa heterocromia geralmente está relacionada a alguma doença patológica.

Casos de heterocomia vindo de um processo inflamatório podem gerar catarata antes da hora devido ao tratamento que consiste no uso de corticoide que pode acelerar o aparecimento da catarata.

Caso você não tenha nascido com olhos de cores diferentes e já na fase adulta as cores dos seus olhos estão mudando sempre é bom uma visita ao oftalmologista para saber o motivo.