A BANANA REPUBLIC, uma das mais fortes e bem-sucedidas marcas de roupas do competitivo mercado americano, foi criada em 1978, pelo casal Patrícia e Mel Ziegler em Mill Valley, cidade localizada a 6.5 km ao norte de San Francisco

A marca era conhecida na época pelo seu estilo safári, e especialmente por suas calças Khaki e suas jaquetas extremamente confortáveis. Outro fator de grande sucesso da marca era seu tradicional e exótico catálogo de vendas que utilizava fotografias belíssimas como plano de fundo para seus produtos.

No ano de 1983, a empresa, então com duas lojas em funcionamento, e um pequeno catálogo de venda foi adquirida pela gigante GAP Inc., começando assim um processo de expansão e modernização da marca com suas lojas ganhando um ambiente mais sofisticado e que remetia ao estilo de vida ao ar livre, contendo em sua decoração hélices de avião, plantas artificiais e animais empalhados.

Com um famoso catálogo a marca experimentou uma explosão de vendas e uma diversificação em sua linha de produtos e em 1988 inaugurou sua centésima loja. Só que 1 ano depois o rendimento atual da marca começou a declinar pois seus consumidores estavam começando a se cansar pelo tema proposto pela marca.

Sob o comando da empresária Jeanne Jackson a marca deu início a uma mudança de gestão com seu foco mais no consumidor jovem e moderno. Seus produtos ganharam cores vivas. Além disso, passou a oferecer joias e uma pequena linha de produtos em couro.

Suas vendas triplicaram e a marca se tornou extremamente desejada por uma juventude endinheirada e ávida por consumo.

No ano de 1995 a marca inaugurou sua primeira loja internacional em Vancouver no Canadá dando início a um forte período de expansão, entrando também no mercado japonês por lojas de multimarcas.

Sua linha de produtos começou a se diversificar indo além de roupas, lançando também roupas íntimas, sapatos e acessórios na época incluía cremes e cosmético, acessórios para casa e presentes, acessórios versáteis como cintos e um perfume Banana Republic for Men.

Em 1998 já tendo mais de 200 lojas a marca lançou uma enorme campanha de marketing composta pelos primeiros comerciais de televisão, anúncios impressos e quiosques, inaugurados em vários centros comerciais espalhados pelo país além do re-lançamento do famoso catálogo, que havia sido descontinuado 10 anos atrás.

Em 1999 ela lançou a sua loja de comercio eletrônico, contendo além de produtos tradicionais produtos exclusivos proporcionando assim mais uma maneira de seus consumidores adquirir seus produtos.

Em 2005 houve a inauguração de suas primeiras lojas no Japão e posteriormente em 2007 teve início a uma forte expansão internacional inaugurando lojas em todo o mundo como uma loja com um novo conceito em Las Vegas onde tem acessórios e produtos com edições limitadas e também o lançamento da primeira coleção de óculos da marca.

Confira abaixo alguns modelos de óculos Banana Republic que a Pró Ótica tem em seu acervo:

 

[LBS id=1201]