A marca Hugo Boss foi fundanda em 1924 após a Primeira Guerra Mundial, na pequena cidade de Metzingen, localizada nas belas montanhas da Suábia no Sul da Alemanha, pelo alfaiate Hugo Ferdinand Boss. Era uma pequena loja de roupas que comercializava uniformes, macacões, vestimentas para trabalhadores e fardas militares.

Em 1953 a marca apostou na moda masculina com o terno Hugo Boss, que conquistou os homens de negócios por suas linhas limpas, por trazer um tecido mais leve do que usados comumente na Alemanha.

Já em 1970, a empresa Lançou a BOSS, uma linha que tinha como alvo os jovens empresários com grandes potenciais de crescimento. Contendo tecidos importados da Itália, seus ternos atraíam os compradores não apenas pelo caimento impecável, mas também pelos paletós de ombros estreitos, dois botões e corte justo, estilo predominante na época.

O sonho de ampliar a notoriedade da marca se tornou possível em 1972, quando a HUGO BOSS passou a patrocinar equipes de Formula 1 e renomados atletas de golf. Foi nesta época que em 1976 a marca HUGO BOSS foi lançada no mercado americano tendo seus ternos sendo vestidos por grandes estrelas de cinema e do esporte.

Em 1980 ocorreu o auge da marca onde teve várias expansões e em 1984 houve a abertura de seu capital na Bolsa de Valores.

Em 2006 a HUGO BOSS foi uma das primeiras marcas a se desmembrar em outros seguimentos e nomes para atender melhor o seu público. Na época houve um certo estranhamento pelas outras empresas mas hoje a ideia é seguida por diversas marcas.

Hoje a HUGO BOSS possui quatro linhas (sub-marcas) e cada uma possui uma identidade visual própria. Sempre mantendo o logotipo da marca principal que são diferenciadas por cores: preto (BOSS), laranja (BOSS ORANGE), verde (BOSS GREEN) e vermelha (HUGO).

Na linha de óculos a linha preto (BOSS) é direcionado a homens de negócios por ser uma linha mais clássica. A linha laranja (BOSS ORANGE) tem como público alvo jovens que gostam de produtos modernos e descolados.