SUA ÓTICA EM CUIABÁ ESPECIALIZADA EM ÓCULOS DE GRAU, SOL, LENTES E ARMAÇÕES.

Lacrimejamento excessivo é normal?

Olhos lacrimejando nem sempre são sinais de sentimentos como tristeza ou dor. Muitas vezes as lágrimas surgem em grande quantidade mesmo sem motivo aparente e ainda podem estar acompanhadas de ardência nos olhos.

As lágrimas são importantes para manter a umidade da superfície ocular, no entanto, lacrimejar excessivamente não é normal e esta condição pode trazer uma série de desconfortos quando em grande quantidade.

O lacrimejamento pode provocar um embaçamento visual e também acarretar em certa nebulosidade para leitura. Além do incômodo em decorrência das lágrimas escorrerem constantemente ou se acumularem nos olhos gerando secreções.

Por que os olhos lacrimejam muito?

Segundo a oftalmologista Camila Agner, da Clínica Schaefer, de Curitiba, “o lacrimejamento excessivo pode ser uma situação pontual, relacionada a um episódio agudo de inflamação ocular ou trauma, mas também pode se tornar uma condição crônica, fruto de diferentes afecções oculares, palpebrais e/ou das vias lacrimais”, afirma.

O oftalmologista oculoplástico, que tenha especialização em plástica ocular e vias lacrimais, é capaz de direcionar qual abordagem adequada ao diferenciar em seu exame as seguintes situações:

Lacrimejamento verdadeiro: Hipersecreção lacrimal pela presença de corpo estranho, inflamações oculares, alergias/infecções respiratórias.

Epífora: Produção lacrimal normal, com déficit no escoamento da lágrima pelas vias lacrimais que pode ser devido à obstrução na via ou ineficácia na drenagem por alterações no posicionamento e/ou tônus palpebrais.

Atualmente há tratamentos que trazem alívio para muitas dessas patologias melhorando a qualidade de vida. Mas para isso é necessária uma investigação completa, que deve ser feita pelo especialista, a fim de solucionar o distúrbio que ocasiona o lacrimejamento de maneira eficaz.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Matérias Relacionadas

A saúde ocular da mulher

Oftamologista Keila Monteiro de Carvalho alerta sobre os problemas de visão mais comuns entre as mulheres Uma desvantagem para as mulheres: segundo dados da Organização

Outono pede mais cuidado com seus olhos

Poluição apontada no Brasil por relatório mundial resseca as mucosas, predispõe à alergia ocular, olho seco e conjuntivite. O 6º Relatório Mundial de Qualidade do