Miopia
A miopia é uma condição comum em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas objetos distantes com dificuldade. Ela se desenvolve gradualmente ou rapidamente, muitas vezes durante a infância e adolescência.

Causas

A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.

Sintomas

Visão embaçada quando se olha para objetos distantes
Necessidade de apertar os olhos ou parcialmente fechar as pálpebras para ver claramente
Dores de cabeça causadas por fadiga ocular excessiva
Dificuldade ao dirigir um veículo, especialmente à noite.
Geralmente a miopia é detectada na infância entre os primeiros anos escolares. Já o surgimento de miopia em adultos que não apresentavam a patologia na infância pode estar associado à diabetes descompensada ou catarata.

Diagnosticando a Miopia

O oftalmologista é o profissional que pode diagnosticar a miopia. Estar preparado para consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Ele irá fazer exames e perguntas que irão ajudar no diagnóstico.

Tratamento:

O objetivo do tratamento da miopia é ajudar a focar a luz corretamente na retina através do uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa.

Lentes corretivas: O uso de lentes corretivas trata a miopia por contrariar o aumento da curvatura da sua córnea. Tipo de lentes corretivas incluem:

Óculos
Lentes de contato
Cirurgia refrativa: esse tratamento corrige a miopia por remodelar a curvatura da sua córnea.

As cirurgias possui algum grau de risco; possíveis complicações desses procedimentos oculares incluem infecção, cicatrizes na córnea, visão turva, perda de visão e aberrações visuais, como ver círculos ao redor das luzes à noite. Discuta os riscos potenciais com o médico.

olho-normal-e-olho-miope