Tudo começou em meados dos anos de 1970 quando o “cientista” Jim Jannard, um jovem desertor do curso de farmácia da Universidade de Southern California e aluno rebelde e aventureiro, deixou a faculdade e munido de apenas US$ 300 e um laboratório improvisado na garagem de sua casa, criou manoplas de motocicletas com design e material inovadores – de forma orbicular, projetadas com perfeição para receber a mão do piloto que, feitas de um material chamado Unobtanium®, uma espécie de borracha hidrofílica, proporcionava adesão perfeita quando em contato com a água ou suor, permitindo assim executar manobras com muito mais segurança e precisão. Esse material é até hoje utilizado nos óculos da marca, principalmente no suporte do nariz

Como um grande empreendedor, desenvolveu óculos que pudessem ser utilizados nas “pistas” e trouxessem, além de qualidade ótica, resistência a impactos e proteção contra os raios nocivos do sol. Isto ocorreu em 1980 com o lançamento do O FRAME MX, conhecido como Goggles, que com seu design curvilíneo e lentes especiais devido a sua claridade e ampla visão periférica.

Em 1983 foram introduzidos na linha de produtos da marca óculos especiais para a prática de esqui na neve, que foram batizados de O FRAME SNOW. Em pouco tempo o logotipo da marca, presente na lateral dos goggles, se tornou um símbolo de peso no circuito esportivo mundial. A história da marca começou a mudar em 1984 quando a OAKLEY lançou um óculos escuro chamado Eyeshades, que era feito de plástico e tinha lentes removíveis.

A partir de então, a OAKLEY começou a introduzir novos modelos de óculos de sol, entre eles o Frogskins (um dos modelos mais icônicos da marca por ser o primeiro da linha lifestyle, lançado em 1985), Blades (primeiros óculos personalizáveis do segmento, introduzidos em 1986), X-Metal (com a primeira armação toda de metal esculpida em 3-D do mundo, esse modelo foi amplamente utilizado por atletas como Michael Jordan, Ichiro Suzuki e Juan Pablo Montoya).

A marca registrou mais de 1.000 patentes (que vão desde proteção para lentes de óculos até peças específicas da haste), incorporando alta tecnologia na sua linha de óculos. Hoje em dia a empresa utiliza desde materiais como Titânio, Magnésio, Acetato, até Kevlar na confecção de seus óculos. O enorme sucesso da marca fez que com a empresa abrisse seu capital na Bolsa de Valores em 1995, levantando assim US$ 230 milhões, empregados em sua expansão internacional nos anos seguintes. Somente em julho de 1999 a marca inaugurou sua primeira loja própria, chamada O Store, na cidade de Irvine, estado da Califórnia. O sucesso da loja levou a inauguração de seu primeiro outlet (loja de desconto) na cidade de Milpitas, também no estado californiano.

A marca ganhou tanta força que os executivos da empresa resolveram estender o estilo e inovação à outras linhas de produtos. Em 2000, foram criadas e desenvolvidas linhas de roupas e acessórios, o que converteu a OAKLEY em uma grife de estilo de vida. Para ter uma ideia da velocidade dessa expansão, somente em 2002 a marca lançou nada menos que 413 novos produtos no mercado. Aos poucos a OAKLEY foi expandindo ainda mais sua gama de produtos e ao mesmo tempo, que quebrou as barreiras da tecnologia em óculos, cujos preços variam de US$ 65 à US$ 500, ingressou no mercado de calçados, relógios, vestuário e demais acessórios esportivos. No final de 2007 o grupo italiano Luxottica, maior fabricante mundial na produção, fabricação e distribuição de óculos de sol, anunciou a fusão com a OAKLEY, avaliada em aproximadamente US$ 2.1 bilhões.

Apesar de ter conquistado notoriedade pelo design de seus óculos de sol, é a qualidade ótica e a resistência de suas lentes e armações que impressionaram os militares americanos desde o primeiro contrato, firmado no final da década de 1980. A OAKLEY é a única fabricante do segmento de moda aprovada nos rigorosos testes desenvolvidos para experimentar óculos de segurança, como os usados na indústria pesada. Um desses testes consiste em lançar um esfera de aço a 165 km/h contra um par de óculos. No produto da concorrência, as lentes se esfarelam como biscoito. Em um OAKLEY, elas amortecem a bolinha como um colchão e não se estilhaçam. Além disso, a marca foi criada para atletas de classe mundial, aqueles que vêem os limites da possibilidade apenas como mais um desafio. Está no DNA da marca identificar problemas, inventar maneiras de resolvê-los e envolvê-los em arte. E, simplesmente, fazer as coisas melhor do que qualquer um achava possível. Além disso, a fácil adaptabilidade à moldura do rosto aliada à ampla variedade nas cores das lentes faz com que haja modelos de óculos de sol OAKLEY para a prática de diversos tipos de esportes e em diferentes condições de clima.