Quem usa óculos diariamente se esquece da existência deles.

É como se fosse uma extensão do corpo. Mas em tempo de pandemia do coronavírus é muito importante lembrar de higienizar este objeto tanto quanto o celular quando você voltar da rua.
Não nos damos conta de quantas vezes levamos as mãos aos óculos diariamente. Principalmente óculos desajustados que escorregam no rosto. Lavar com água e sabão ou mesmo higienizar com álcool gel pelo menos uma vez ao dia é absolutamente necessário.
Quem usa óculos somente para perto, o cuidado é redobrado porque as mãos vão do teclado cheio de micro-organismos e do mouse para direto para os óculos. Os óculos tocam a pele e pronto.
Os oftalmologistas lembram que é completamente possível que o vírus entre pelos olhos.  A contaminação acontece pelo contato com a mucosa, o vírus penetra pela conjuntiva. O ideal é que as pessoas evitem colocar as mãos sujas nos olhos já que a máscara protege a boca e o nariz.
O fato de muitas pessoas terem mania de coçar os olhos pode ser especialmente perigoso neste caso. Colocar a mão nos olhos, coçar, é uma mania muito comum. É preciso redobrar a atenção neste momento porque o perigo de infecção é real.
Com mais de 35 milhões de brasileiros apresentando algum problema na visão, segundo o IBGE, o uso de óculos é realidade para quase 19% da população.
 Abaixo o que fazer para que os óculos usados no dia a dia não facilitem a contaminação pelo coronavírus:
* Lave bem as mãos com água e sabão por 30 segundos ou use álcool 70% em gel antes e depois de tocar nos óculos. Como o potencial de contaminação do vírus é alto, encostar em qualquer parte do rosto sem higienizá-las é perigoso.
* Os óculos também devem ser limpos frequentemente com água e detergente neutro para repelir germes, bactérias e vírus. Atenção para não esfregar o acessório com força ou por muito tempo porque pode danificar as lentes ou mesmo a armação.
* Nunca utilize álcool para higienizar os óculos, já que as lentes são muito sensíveis e a composição química do produto pode degradá-las ou mesmo remover as camadas de tratamento. O mesmo vale para as armações, que também podem ser danificadas com o uso de álcool.
* Já existem no mercado lenços umedecidos com álcool isopropílico, que são específicos para a limpeza de óculos (lentes e armações), bem como de outros dispositivos, como os smartphones. É uma boa opção para higienizar o acessório rapidamente, mas lembre-se que estes lenços não são esterilizantes.
* Lave as mãos novamente com água e sabão ou álcool 70% em gel após limpar os óculos corretamente.
* Higienize com álcool 70% em gel as haste dos óculos antes e depois de tocá-las.
* Coloque todas essas dicas em prática no dia a dia para maior cuidado com a saúde, principalmente a da sua visão.