Sensação de olho arregalado, dilatação anormal da pupila, ressecamento dos olhos, alterações no fundo de olho, visão dupla ou mudança de coloração na conjuntiva ocular. Estes são sintomas aparentemente banais, mas que podem sim, revelar sérias doenças como, hipertireoidismo, distúrbios hormonais, alterações neurológicas ou problemas cardiovasculares.
De acordo os oftalmologistas, as variações em algumas estruturas oculares podem indicar alterações no sistema cardiovascular, alterações autoimunes e até problemas neurológicos graves. O fundo do olho, chamado de retina, é a única região do corpo em que podemos visualizar os vasos sanguíneos de forma direta. O nervo óptico é considerado um prolongamento do sistema nervoso central e é possível visualizá-lo através do exame de fundo de olho. Portanto, quaisquer alterações que afetem tais estruturas, direta ou indiretamente, podem ser visualizadas por meio do exame oftalmológico e com equipamentos especializados.
Quais seriam então, as principais enfermidades que os olhos podem revelar? Confira abaixo, os sinais de que algo não está bem com a saúde e as suspeitas de algumas doenças. É indispensável consultar um oftalmologista pelo menos uma vez ao ano com o intuito de prevenir tanto a cegueira, quanto acompanhar doenças através de exame especializado.
OLHOS AMARELADOS: Possíveis problemas ligados ao fígado.
OLHOS VERMELHOS: Qualquer tipo de inflamação nos olhos, alterações de coagulação ou hipertensão arterial sistêmica.
OLHOS CAÍDOS: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica.
PUPILA DILATADA: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica.
COCEIRA NOS OLHOS: Alergia, atopia, rosácea, ou qualquer problema dermatológico localizado.
VISÃO DUPLA: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica (tumor craniano, acidente vascular, trauma ou hiperglicemia).
OLHOS SALTADOS: Possíveis distúrbios da tireóide ou tumores oculares.
CEGUEIRA MOMENTÂNEA: Lesão neurológica por qualquer doença sistêmica (tumor craniano, acidente vascular, trauma ou hiperglicemia, oclusão venosa, hipertensão arterial).
VISÃO BORRADA: Diabetes, hipertensão arterial sistêmica, oclusões vasculares ou lesões neurológicas por qualquer doença sistêmica.
OLHO SECO: Disfunções hormonais, doenças reumatológicas, Síndrome de Sjogren, alergia, atopia, entre outros.
TREMOR NAS PÁLPEBRAS: Estresse ou Síndrome do usuário do microcomputador.