SUA ÓTICA EM CUIABÁ ESPECIALIZADA EM ÓCULOS DE GRAU, SOL, LENTES E ARMAÇÕES.

Volta às aulas e a importância dos cuidados com a visão das crianças

Atenção deve ser contínua com visita ao oftalmologista, estímulo às atividades ao ar livre e uso equilibrado de telas.

Com o retorno às atividades escolares, a atenção à saúde visual das crianças torna-se um aspecto fundamental para garantir um desenvolvimento educacional e pessoal adequado. A visão é um dos sentidos mais importantes para o aprendizado, e problemas visuais podem afetar significativamente o desempenho escolar e o bem-estar geral das crianças. Nesse contexto, pais e responsáveis devem estar atentos a algumas medidas essenciais para cuidar da saúde ocular dos pequenos. 

“O primeiro passo é a atualização do exame de vista. É recomendável que as crianças façam uma consulta oftalmológica anual, especialmente antes do início do ano letivo. Este exame ajudará a detectar qualquer mudança na visão que possa ter ocorrido durante as férias”, afirma o Dr. Francisco Irochima, médico oftalmologista e consultor da HOYA Vision Care, empresa japonesa que produz lentes para óculos de alta tecnologia desenvolvidas para correção de problemas da visão. Segundo o especialista, alterações na visão podem ocorrer rapidamente na infância, e uma verificação regular é fundamental para assegurar que as crianças tenham a correção visual adequada, se necessário, para um aprendizado eficaz. 

Para as crianças que já utilizam óculos, é importante avaliar o estado atual das lentes. Lentes arranhadas, desatualizadas ou inadequadas podem prejudicar a visão e, consequentemente, o desempenho escolar. “É essencial garantir que as armações estejam bem ajustadas e confortáveis e que as lentes estejam em boas condições e com a prescrição correta”, completa Irochima

O controle do uso de telas é outro ponto vital. O excesso de tempo em frente a dispositivos eletrônicos pode levar à fadiga ocular, olho seco, e estar associado com a maior progressão da miopia e a longo prazo, afetar negativamente o sono e o relacionamento socioeducativo. Para Irochima, é recomendável limitar o tempo de tela e encorajar as crianças a participarem de atividades ao ar livre. A exposição ao sol, com proteção adequada, é benéfica para a saúde ocular e geral, promovendo a produção de vitamina D e melhorando o humor e a energia. 

Por fim, uma atenção especial deve ser dada às crianças míopes. “A miopia pode progredir rapidamente durante os anos escolares. Monitorar de perto a progressão da miopia é crucial para evitar complicações futuras. Tratamentos como óculos especiais e uso de colírio podem ser recomendados por um oftalmologista para controlar sua progressão. Além disso, é importante incentivar as crianças a fazerem pausas regulares durante as atividades de leitura ou uso de dispositivos eletrônicos para reduzir a tensão ocular”, reforça o médico oftalmologista. 

Ao prestar atenção a esses aspectos essenciais, pais e responsáveis podem desempenhar um papel significativo na manutenção da saúde visual das crianças, contribuindo assim para um retorno às atividades escolares mais seguro e produtivo. 

Fonte: FleishmanHillard Brasil

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Matérias Relacionadas

Ceratocone em crianças dispara

Relatórios da ABTO (Associação Brasileira de Transplante de Órgão) indica aumento 32% nas inscrições de transplante pediátrico. As mudanças climáticas estão aumentando a prevalência de