visão é um dos principais sentidos do Homem e cuidar dela deve ser um hábito incentivado desde cedo, doenças como hipermetropia, miopiaestrabismo e retinopatia da prematuridade podem ser diagnosticadas desde o nascimento.

Os nossos olhos são responsáveis por cerca de 80% das informações que recebemos. Por isso, além de visitas regulares ao médico oftalmologista para avaliação da acuidade visual e detecção precoce de qualquer outra alteração, eles merecem atenção e cuidados especiais.

No dia mundial da saúde ocular vamos dar algumas dicas para você prevenir deficiências visuais confira:

– Faça um exame oftalmológico completo

A única forma de detectar algumas doenças oculares como Glaucoma, Retinopatia Diabética e Degeneração Macular Relacionada à Idade em estágio inicial é realizando exames completos. O oftalmologista é a única pessoa que pode determinar se seus olhos estão saudáveis e se você está enxergando bem. Lembre-se prevenção custa menos que tratamento.

– Conheça o Histórico de Saúde Ocular da sua família

Fale com seus parentes a respeito do histórico de saúde ocular da família. É importante saber se alguém foi diagnosticado com alguma patologia, já que muitas delas são hereditárias. Isso vai ajudar a determinar se você tem o risco de desenvolver alguma doença ocular mais séria, que exija cuidado permanente.

– Use Óculos de Sol com proteção UVA E UVB

Os óculos escuros desempenham a importante tarefa de proteger os olhos dos raios ultravioletas. Quando for comprar seus óculos de sol, escolha aqueles que sejam capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UVA e UVB.

– Dê um Descanso aos Seus Olhos

Se você passa muito tempo no computador ou concentrando o olhar em algum ponto fixo, às vezes você esquece de piscar e seus olhos podem ficar cansados. Tente descansar a vista a

cada 20 minutos, olhando para longe por pelo menos 1 minuto. Isso pode ajudar a reduzir a fadiga ocular, causa de muitas dores de cabeça, irritabilidade, redução da capacidade visual, etc.

– Mantenha seus Olhos Lubrificados

Regularmente use colírios lubrificantes para evitar as irritações que podem se tornar um foco adequado para a proliferação de agentes causadores de patologias mais sérias, além de permitir mais clareza na qualidade do foco visual.

– Lave suas Mãos e Higienize suas Lentes de Contato Adequadamente

Para evitar o risco de infecções, lave sempre suas mãos, principalmente antes de colocar e retirar as lentes de contato. Certifique-se de desinfetar as lentes de contato conforme as instruções e substituí-las de acordo com o prazo de validade. Lembre-se que infecções virais nos olhos por falta de higiene, podem comprometer sua córnea de forma irreversível.

Controlar a pressão arterial e o diabetes, também, são medidas importantes para evitar doenças como retinopatiascatarata e glaucoma. Muitos problemas oculares graves podem ser tratados se diagnosticados cedo. Faça anualmente o exame oftalmológico e mantenha a saúde ocular em dia!