Sua ótica em Cuiabá especializada em óculos de grau, sol, lentes e armações.

Email

contato@prootica.com.br

Guia de Lentes Multifocais

Tudo o que você precisa saber sobre lentes e armações.

Lente de Visão Simples:

Corrigem miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo, e possuem foco para uma única distância.

Lentes Bifocais

Ajudam a Corrgir a “vista cansada”.
Possuem o campo para PERTO e para LONGE.
Possuem um traço divisório entre os campos de PERTO e de LONGE, a famosa “janelinha”

Lentes Multifocais

Corrigem a “vista cansada” e são diferentes das bifocais.

As lentes multifocais possuem 3 campos de visão:

  1. Campo para visão de PERTO ou leitura.
  2. Campo para visão INTERMEDIÁRIA, chamado de corredor progressivo. É a área de transição entre os campos de longe e perto.
  3. Campo para visão de LONGE.

*As lentes multifocais não possuem o traço divisório entre os campos, a famosa “janelinha” presente nas lentes bifocais.

Escolhendo a sua armação.

Você sabia que dependendo do seu tipo de lente e nível do seu grau, são indicados alguns tipos específicos de armações que irão receber a sua lente com maioir firmeza e assim garantir uma durabilidade superior. Tudo isso é levado em consideração para que seus óculos possam extrair o máximo dos benefícios das suas lentes multifocais, cujo é uma lente específica. Por isso é necessário você ir a uma ótica de confiança.

Procure armações não muito grandes e nem muito pequenas, para que seja mais fácil adaptar-se e aproveitar os benefícios da maioria das lentes multifocais do mercado.

Armações muito pequenas podem não ser adequadas, pois em alguns casos, o campo para visão de perto poderá ficar muito restrito, dificultando o uso dos óculos. Além disso, o campo de visão intermediária será mais curto, o que pode aumentar a dificuldade.

A escolha da armação é fundamental para que seus óculos fiquem confortáveis e tenham uma estética adequada.

Você também pode colocar suas lentes multifocais em uma armação do tipo aviador mas neste caso fique atento a algumas questões técnicas:

Devido o seu formato, caso ela seja muito pequena, o campo de leitura pode ficar prejudicado, pois ao olhar através do campo de visão de perto, você poderá enxergar a borda inferior da armação.

Se você tem um alto grau de miopia, evitet as armações muito curvas ou esportivas.

As lentes para correção de miopia são menos curvas em sua superfície externa, portanto, este tipo de armação pode prejudicar a qualidade de visão, gerando distorções e até mesmo impactando na estética de seus óculos.

Multifocais para usuários com astigmatismo

Os presbitas, principalmente os que possuem astigmatismo combinado com a presbiopia, precisam ter atenção a esses tipos de armações abaixo:

O Modelo com lentes redondas: Com o passar do tempo os parafusos podem afrouxar e a lente sair do lugar, girando o eixo de astigmatismo, alterando a posição dos campos de visão.

Modelo chamado de 3 peças ou de parafuso: Por ser uma armação mais delicada, pode ficar torta ou inclinada e atrapalhar a visão.

O que fazer nestes casos? Você pode fazer lentes multifocais nessas armações mas tome cuidado com a manutenção das mesmas e caso note algum problema, procure a Pró Ótica para fazer os ajustes necessários.

Dicas sobre o Material usado na lente.

Se você tem um grau alto de miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo além da presbiopia, pergunte ao seu oftalmologista sobre materiais que podem ser utilizados para que suas lentes sejam mais finas ou mais leves. (material de alto índice).

Você está encergando diferentet ou de forma “estranha” com eles?

Calma! Isto se chama “adaptação” ou “neuro-adaptação”, e é um processo no qua o seu cérebro está se acostumando com os novos óculos. Isto ocorre sempre que se começa a usar um novo multifocal. Se você estranhar no início, não se assuste!

O processo de adaptação. É esperado que haja um período de adaptação de 1 a 2 semanas. Isso varia de acordo com a sua idade, o grau, a marca e modelo das lentes.

Algumas pessoas sentem dificuldade ao usá-los em movimentos, para descer escadas, ou mesmo para tarefas que exigem visão de perto. Caso você ainda sinta algum desconforto após este período, procure seu oftalmologista para que ele confira seus óculos ou, eventualmente, reveja seu grau.

Dicas sobre como enxergar com suas lentes multifocais.

Você está usando lente multifocal pela primeira vez? Saiba que a forma como você vai utilizar os óculos agora é diferente de antes.

Quando for olhar de lado: das lentes há algumas regiões que causam distorções e que existetm em todas as marcas e modelos de lentes multifocais.

Ao ler alguma coisa próxima: sua visão utiliza o campo de visão de perto da lente, melhorando assim seu desempenho.

Existem lentes multifocais de acordo com sua necessidade, gosto e possibilidade, e também tratamentos adicionais que podem melhorar o desempenho das duas lentes.

Pergunte ao seu oftalmologista sobre como o tratamento antireflexo, lentes com protetção contra a luz azul nociva e as lentes fotossensíveis, podem ampliar os benefícios das suas lentes multifocais.

Precisa marcar uma consulta? Em breve contaremos com uma ABA CONSULTAS para achar um oftalmologista mais perto de você!

 

Precisa fazer um orçamento do seu óculos multifocal? Entre em contato com a gente pelo Whastsapp e faça seu orçamento online!

Lojas

1 | Rua Cândido Mariano, 649
Cuiabá – Centro • 65 3623.9508

2 | Rua Cândido Mariano, 759
Cuiabá – Centro • 65 3044.7106

3 | Rua Cândido Mariano, 379
Cuiabá – Centro • 65 3622.2192

4 | Rua Comte. Costa, 1910
Cuiabá – Centro Sul • 65 3023.2225

Horário de Funcionamento

Segunda a Sexta: 08h às 17:30h
Sábado: 08h às 12h