Os óculos de grau, assim como o relógio deixaram de ser um item apenas de uso essencial, mas acessórios que ajudam na composição de um visual. Eles devem ornar com o figurino, o estilo de quem os veste e, sobretudo, com a personalidade.
Cada vez mais carregados de estilo, modernos e com design arranjando, tanto o relógio quanto os óculos de grau podem favorecer a produção de um look, desde que sejam escolhidos de forma correta, para que combinem não apenas entre si, mas com a ocasião e o local.
No entanto, vamos ter que analisar óculos e relógio de forma individual para que você não erre da próxima vez que quiser ir a um evento trajado com essa combinação poderosa que pode atribuir sofisticação e elegância ao mesmo tempo.
1# Óculos
Os óculos de grau podem atender perfeitamente a função de fazer enxergar e, ainda assim, agregar na hora de escolher uma roupa para sair. Atualmente, existem uma série de armações, tamanhos, formatos e cores que permitem aos óculos um encaixe perfeito ao figurino.
Contudo, na hora de escolher os óculos de grau, certifique-se de que ele:
As cores da armação devem contrastar de um a dois tons com os tons dos olhos, cabelos e pele. Essa concordância não é uma obrigatoriedade, então, é possível transitar entre cores casuais – azul, preto, branco, verde e marrom – ou seguir pelas quentes – dourado, amarelo, vermelho ou laranja.
Pessoas loiras podem optar por lentes escuras e armações mais leves. Morenas, no entanto, podem ficar com tons de armação entre preto e marrom
O olho deve ficar no centro da lente, desta forma, preste atenção se a armação não está muito larga ou alta
Fuja de armações que cobrem as sobrancelhas, pois elas devem ficar à mostra.
2# Relógio
Os relógios são uma forma de demonstrar não apenas o estilo de quem os veste, mas a personalidade. Essa é uma fórmula essencial que se deve ter em mente antes de comprar uma peça. Outros cuidados, no entanto, devem ser levados em consideração:
Tenha, no mínimo duas opções de relógio, sendo uma mais casual, que possa ser utilizada no dia a dia ou eventos menos formais e uma mais sofisticada, para ocasiões de maior importância
Seu tipo físico é fundamental na hora da aquisição: para pessoas mais magras é indicado relógios menores, já as longilíneas e com maior porte físico, podem apostar em modelos maiores.
Em tempos de smartphone, a função do relógio que é informar a hora certa acaba passando um pouco despercebida. No entanto, na hora da compra, opte por objetos que forneçam durabilidade e maior funcionamento.
Hora de combinar
Agora como você sabe como escolher cada item de forma detalhada, sua pergunta certamente é “e agora? Como combinar?” A resposta é muito simples. Tendo em mente o tipo de evento que você precisa ir, tente combinar os elementos entre si. Por exemplo: se você vai a uma reunião de negócios, opte por óculos e relógio discretos. Uma armação preta básica (que combinará com qualquer tipo de roupa) pede um relógio igualmente simples, sem detalhes muito extravagantes ou cores muito gritantes.
Agora, se a ocasião for uma festa de gala, por exemplo, vale apostar em um modelo de óculos maior, com algum pequeno detalhe em strass ou brilhante e relógios grandes, cravejados de pedras e, até mesmo de ouro. Tudo dependerá da imagem que você quer passar em cada evento visitado.