Atualmente, no Brasil, há uma grande estiagem, que tem acarretado, entre outras coisas, na maior crise hídrica da História de alguns estados, como São Paulo, por exemplo.

Na região centro – oeste apesar de não estarmos com problemas de falta de água, enfrentamos diariamente o calor intenso e a falta de chuva deixa o tempo mais seco, o que aumenta a ocorrência de doenças respiratórias, por exemplo.

E outro aspecto que deve ser observado pelas pessoas nesta estação em que estamos sem chuvas e com clima extremamente seco é a saúde visual, já que os olhos são também, muito afetados pelas circunstâncias.

Portanto, vamos dar algumas dicas importantíssimas que devem ser seguidas pelas pessoas nos dias mais secos do ano, para garantir a manutenção de uma boa saúde visual.

A proteção contra os raios UV

Esta é uma medida que a pessoa deverá tomar sempre, mas principalmente nos dias mais secos do ano, especialmente se esta pessoa morar em cidades que estão sendo afetadas pela estiagem, como São Paulo.

Os raios UV são responsáveis pela catarata precoce, além de também serem responsáveis por degenerações de retina irreversíveis, e por este motivo, são vilões a serem observados com atenção.

E a proteção mais adequada nestes dias de sol quente e clima seco é usar óculos escuros, pois deste modo, os olhos ficam protegidos a incidência dos raios UV.

Procure piscar mais vezes ao dia

Muitas pessoas sofrem com o ressecamento dos olhos durante estes longos períodos de estiagem, em que o clima fica tão seco que mais parece o clima de um verdadeiro deserto.

E com isso, surgem casos do que os especialistas chamam de síndrome do olho seco, que pode levar a outros problemas, como a conjuntivite alérgica, entre outras, que podem trazer uma série de problemas.

Portanto, os especialistas indicam que uma boa forma de se proteger da síndrome do olho seco e do ressecamento dos olhos é piscando mais vezes durante o dia, evitando que não haja lubrificação suficiente para manter os olhos saudáveis.

Outra dica é usar colírios de boa qualidade, que permitem a limpeza dos olhos e a lubrificação, pois desta forma, a lubrificação natural dos olhos passa a receber um incentivo externo para se manter ativa mesmo nos dias mais quentes e secos.

Vá ao oftalmologista

Caso os problemas e dificuldades persistam, e caso nenhuma das medidas e dicas for suficiente para impedir que os olhos apresentem estes problemas e dificuldades, o mais indicado é procurar a ajuda de um oftalmologista, pois ele poderá ajudar dando dicas ainda mais importantes.

O oftalmologista também irá dar o diagnostico caso alguma dificuldade surja, ajudando no tratamento, que passa a ser mais efetivo, já que haverá a ajuda de um profissional, o que é sempre importante nestas horas.

Procure evitar olhar diretamente para o computador por muitas horas

Esta dica é para quem costuma trabalhar olhando diretamente para o computador durante horas e horas a fio, pois esta prática, em dias mais secos, ou em ambientes mais secos, como os ambientes que usam ar-condicionado, pode ser extremamente prejudicial à saúde visual.

O ideal é procurar fazer pausas durante o dia, procurando olhar em outra direção durante um breve período, para descansar os olhos, lhes dando maiores chances de se recuperar.

E o melhor de tudo é fazer isto acompanhado das piscadelas que foram dadas como dica anteriormente, pois serão elas que irão garantir que a lubrificação dos olhos seja mantida em pleno funcionamento, evitando também, que haja consequências ruins aos olhos e mantendo a saúde visual em dia.