10 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma data promovida pela Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB) para conscientizar sobre a importância dos cuidados com a saúde ocular.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 50 milhões de brasileiros convivem com algum tipo de distúrbio visual, o que reforça a urgência de práticas preventivas.
A oftalmologista Mônica Cunha Signorelli e consultora da Rodenstock Brasil, – referência global em inovação no cuidado da visão e fabricante de lentes biométricas de alta qualidade -, compartilha seis orientações para ajudar a preservar a saúde ocular. A especialista ressalta que, além das visitas regulares ao oftalmologista, é essencial incorporar cuidados diários. Confira as recomendações:
1. Evite coçar os olhos
Coçar os olhos pode parecer inofensivo, mas a prática repetida pode prejudicar a estrutura ocular e aumentar o risco de doenças como o ceratocone e danos a estruturas internas do olho. Além disso, as mãos podem transmitir bactérias, causando conjuntivite. Caso os sintomas sejam persistentes, procure um oftalmologista.
2. Remova a maquiagem antes de dormir
Dormir sem remover a maquiagem pode provocar irritações e inflamações oculares. Evite o uso de cosméticos vencidos ou compartilhados e mantenha seus acessórios de maquiagem limpos para prevenir infecções. Troque rímel e delineadores a cada cinco meses e higienize lápis de contorno antes e após o uso. Estes produtos são excelentes meios de cultura para bactérias e fungos.
3. Evite fumar
O tabagismo é um fator de risco para várias doenças oculares: irritação da superfície ocular, predispõe e /ou agrava a degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e danos no nervo óptico, que podem resultar em cegueira irreversível.
4. Mantenha uma rotina de exercícios físicos e atividades ao ar livre
A prática regular de atividades físicas e uma alimentação equilibrada são fundamentais não apenas para o corpo, mas também para a saúde dos olhos. Atividades ao ar livre, especialmente para crianças e adolescentes, reduzem o uso de celulares e computadores que comprovadamente estão associados ao desenvolvimento e progressão da miopia.
5. Faça pausas durante o uso de telas
O uso prolongado de computadores e smartphones pode causar fadiga ocular, ressecamento e irritação. Tente piscar com mais frequência e fazer pausas para descansar os olhos. Caso os sintomas persistam, busque orientação médica.
6. Use óculos de sol com proteção UV
Óculos de sol não são apenas um acessório de moda – eles protegem os olhos dos raios UV que podem aumentar o risco de lesões na pele das pálpebras e danificar a visão a longo prazo. Opte por modelos de qualidade, com proteção garantida. A Rodenstock Brasil dispõe de lentes com tecnologia avançada, como a linha de lentes coloridas, que oferecem proteção total. Visitar o oftalmologista regularmente e adotar essas práticas simples podem fazer toda a diferença para a saúde dos seus olhos.