Já foi embora o tempo em que os óculos de grau serviam apenas para corrigir a visão, hoje eles não deixam de acompanhar as tendências do mercado.

Portanto óculos de grau estão na moda e não faltam opções de modelos para todo tipo de pessoa, de rosto e de personalidade. Mas nem sempre foi assim, antigamente a moda era usar lentes de contato e “esconder” os óculos de grau para ninguém ver, porém com a moda geek isso começou a mudar, e a s armações grossas de acetado começaram a aparecer e a ficar em destaque.

O estilo retro trouxe também aqueles óculos no formato gatinho e os máxi, passando a ser desejados e assim a fazer parte do dia a dia das mulheres. Se antes era difícil escolher modelos de óculos porque quase não se via, hoje é totalmente o contrário, o difícil é encontrar algum no meio a tantos modelos disponíveis no mercado.

Gatinhos, redondos, quadrados, grandes, pequenos, a moda de hoje vale de tudo, e com a crescente demanda por esse tipo de produto, as empresas e lojas passaram a desenvolver e a investir em uma infinidade de modelos, formatos e cores para todos os tipos de gostos, sem contar que possuem vários adereços estéticos que despertam o desejo dos consumidores.

Mas qual é o melhor óculos para o seu formato de rosto?

Que os óculos também viraram acessórios, isso não há dúvidas, mas eles devem combinar com cada tipo de rosto. Além disso, é importante levar em consideração que é preciso que a armação e a lente tenham qualidade e não somente estética.

Veja os formatos de óculos para cada tipo de rosto, e acerte na decisão:

Oval

para as pessoas que possuem um rosto oval combinam com a maioria das armações presentes no mercado, mas para que você não deixe essa característica mais marcante, aposte nos modelos que não sejam largos.
Quadrado

Para você que possui o rosto quadrado, o que mais combina são os modelos arredondados (somente nas laterais), já que esse modelo tende a diminuir a linha do rosto.
Redondo

O rosto redondo deve investir nas armações que possuem linhas retas, pois elas irão ajudar a afinar melhor o formato desse rosto.

Triangular

As pessoas que possuem o rosto triangular, com o queixo mais fino e a testa mais larga, deve investir em formatos estreitos e arredondados.

Triangular invertido

Para esse tipo de rosto, o ideal são armações não muito estreitas e o aro deve ser maior na parte de baixo dos óculos.

Triangular em pé

As pessoas que possuem essa característica devem optar por armações sem moldura no aro inferior, para chamar mais a atenção para a região superior do rosto.

Dicas para acertar no modelo dos óculos

Respeitar o formato do seu nariz: é sempre viável que você escolha um óculos confortável, mas que também tenha um bom resultado estético.

Não corte as sobrancelhas

Essa é uma das partes mais importantes do rosto, portanto devem ser realçadas, e a armação deve seguir o formato delas e não “cortá-las”, devendo assim, aparecer por dentro das lentes dos óculos.

Maças do rosto

Deixe as maças do seu rosto sem peso, assim os óculos não devem encontrar nas bochechas.

Olhos

Devem sempre estar localizados no meio da armação.

Tendências para os óculos de grau

O verão está chegando e a moda são os aros supercoloridos já que realçam mais a pele e os olhos, além de poderem substituir o efeito de um colar ou de um brinco. As cores mais neutras devem ser usadas no inverno ou para o dia a dia, já o vermelho, por exemplo, é aceito em todos os espaços formais.

Os modelos como Aviador e Wayfarer também estão em alta, e servem para compor um estilo retrô e elemento chave de produção.

Mas a maior tendência atual, que pode ser percebida até no tapete vermelho, foram os óculos com armações grossas, que lembram a linha “nerd”.