Sua ótica em Cuiabá especializada em óculos de grau, sol, lentes e armações.

Email

contato@prootica.com.br

Você já reparou que a cor dos olhos dos bebês muda conforme o tempo passa? Saiba porquê isso acontece.

Com a chegada de um novo membro na família, todos ficam curiosos para saber como ele é, qual a cor dos seus cabelos, dos seus olhos etc. Entretanto, a cor dos olhos de um bebê recém-nascido é algo que, nos primeiros dias de vida, ainda não está definida.

Nesse momento inicial, a maioria dos bebês têm uma coloração azul-escura ou mais acinzentada e, conforme o tempo passa, essa cor vai mudando.

Muitos pais podem ficar preocupados ao notar a mudança, sem saber ao certo o que pode ser. Mas, na verdade, é algo totalmente normal e acontece com todos.

Por que ocorre a mudança de cor?

Isso acontece porque as células que produzem melanina precisam de contato com a luz para produzir a pigmentação mais escura. Então, enquanto o bebê está na barriga, não tem como essas células produzirem a pigmentação que define a cor dos olhos.

Após o nascimento, enquanto o bebê tem mais contato com a luz, a cor dos olhos vai mudando conforme as células vão produzindo melanina. Por isso, é bastante comum a criança nascer com os olhos azulados, esverdeados ou acinzentados e depois eles se tornarem castanhos.

Até que idade a cor dos olhos muda?

Na maioria das vezes isso acontece, aproximadamente, até os 9 meses de idade. Nessa época, em que ocorre uma grande circulação de melanina pelo corpo todo, já é possível saber com mais certeza como vai ficar o olho do bebê, ainda que algumas crianças possam ter alterações sutis até os 6 anos de idade.

Contudo, o que vai definir de fato a cor dos olhos de uma pessoa é o DNA. A genética herdada dos pais é a responsável por controlar a quantidade de pigmento que uma pessoa vai acumular no corpo, e é isso que define a cor de seus olhos após os primeiros 9 meses de vida.

Muita atenção e cuidado aos olhos do bebê.

Além de reparar na cor dos olhos dos bebês, os pais também devem estar sempre atentos a qualquer outra alteração, pois a saúde ocular infantil é algo muito importante, e isso independe da cor.

O indicado é sempre garantir que os exames oftalmológicos sejam feitos adequadamente, desde o nascimento. Logo nos primeiros dias de vida, por exemplo, o teste do olhinho deve ser feito para avaliar se o bebê possui alguma doença ocular, como estrabismo, glaucoma, infecções e até mesmo cegueira.

fonte: hospitaldeolhos.net