Na busca de melhorar a aparência, mulheres e homens se esquecem de cuidar da saúde dos olhos. A maioria não sabe que usar uma lente de contato inadequada pode provocar úlcera nos olhos e até a perda da visão. Nem que produtos que fazem os cílios crescerem podem causar manchas na íris e nas pálpebras. Outro agravante é deixar de lado os óculos de grau em função da estética.

Trocar a cor dos olhos com lentes cosméticas sem consultar um especialista é um risco. Para evitar ferimentos na córnea é preciso fazer vários exames. Nem toda pessoa pode usar lente de contato. Quem tem baixa produção lacrimal ou doenças alérgicas pode não ter boa adaptação. Ainda que a adaptação ao olho, mesmo no caso das lentes cosméticas sem grau, depende do ajuste à curvatura e relevo da córnea. Quando a lente não se ajusta corretamente, ela se desloca causando ferimentos ou coceira, isso pode ocasionar uma úlcera ou problemas mais graves. Os mesmos cuidados devem ser tomados por quem deseja trocar os óculos por lentes de grau.

Ainda em função da vaidade, há pessoas que tendem a utilizar menos às lentes de contato e óculos, prejudicando a visão. Como consequência acaba tendo uma má qualidade de vida pois é através da visão que captamos informações para nosso cérebro processá-las.

Existem, no entanto, casos em que é melhor não usar óculos. Na busca por preço baixo ou na ânsia de colecionar modelos que combinem com todo o guarda-roupas, muitas pessoas optam pela compra de óculos de sol de baixa qualidade sem proteção contra a radiação ultravioleta (UVA e UVB). Se as lentes não protegem os olhos, os raios ultravioletas passam e afetam a retina mais severamente do que se não estivéssemos usando nenhum tipo de lente, podendo até mesmo levar à cataratas.

Outro modismo que tem causado bastante problema é o desejo de ter cílios mais longos e volumosos. Para isso, muitas mulheres estão usando produtos que fazem crescer os cílios, como um colírio que só é recomendado para tratar glaucoma. Além de causar sérios danos à visão, esses produtos podem manchar os olhos e as pálpebras.

O mal uso de rímel, delineador, lápis e sombra, itens que estão em contato direto com os olhos, também podem causar irritações oculares que variam da sensação de ardor, coceira persistente a reações alérgicas, além de conjuntivite e blefarite. Apenas os produtos dermatologicamente testados e hipoalergênicos são indicados. Maquiagem com prazo de validade vencido é uma das maiores causas de dermatite de contato.