Os óculos estão pressionando as têmporas, ver se torna cansativo e a ponte nasal é irritantemente desconfortável. O que você faz quando os óculos não se encaixam perfeitamente? No que você deve prestar atenção ao comprar e ajustar seus óculos para garantir uma visão melhor e mais confortável?  

Finalmente! Visão perfeita com óculos e lentes perfeitamente ajustados – mas, de repente, as laterais estão pressionando suas têmporas, a ponte nasal está ficando desconfortável ou os óculos estão constantemente deslizando pelo seu nariz. Manter uma visão confortável não depende apenas de ter as lentes certas. Tudo o que as rodeia também precisa ser igualmente bom para que os óculos sejam confortáveis durante todo o tempo e não se tornem irritantes para o usuário. Existem várias maneiras de conseguir maior conforto no uso dos óculos, geralmente sem gastar muito tempo. Confira algumas dicas para um bom ajuste dos seus óculos.

*Selecionando a prescrição de lentes correta

Em geral, as lentes finas e leves são mais confortáveis de usar. Lentes de plástico têm uma vantagem, uma vez que podem ser até 50% mais leves do que lentes minerais Como regra geral, quanto mais leves os óculos, mais confortáveis eles são.

*Chega de dor ou incômodo: a ponte nasal ideal para os seus óculos

A ponte nasal é um dos poucos pontos de contato entre o seu rosto e os óculos, o que a torna ainda mais importante no ajuste perfeito dos óculos. O fator crucial é garantir que o apoio nasal se assente de maneira “sólida”, ou seja, que sua superfície tenha o maior contato possível com o nariz e que esteja posicionado corretamente. Caso contrário, os óculos podem perder a aderência rapidamente. 

*As hastes dos óculos – devidamente ajustadas

As hastes dos óculos devem ser ajustadas ao formato do rosto, de modo que o usuário não sinta nenhuma pressão nas têmporas. Muitas vezes, tal pressão nas têmporas é interpretada erroneamente como uma confirmação de que os óculos estão bem ajustados. Hastes bem ajustadas devem causar apenas uma ligeira pressão atrás da orelha para evitar que o peso dos óculos carregue sobre o nariz. No entanto, se os óculos estão muito apertados, as hastes “sobem” nos lados da cabeça e a armação desliza pelo nariz.
Dicas para esportistas: Pontas e capas de silicone para armações de metal são à prova de água e garantem uma boa aderência e um ajuste ideal, mesmo durante transpiração intensa.

*As armações de óculos

Dependendo do tipo de acessório visual necessário, podem ser aplicados dois critérios completamente diferentes para a armação ideal (por exemplo, no caso de lentes progressivas). Como regra prática, porém, o tamanho ideal das armações é uma combinação de dois fatores: a distância interpupilar e o tamanho das cavidades oculares. A parte superior da armação deve ficar abaixo das sobrancelhas e acima do côncavo do olho. Isso oferece a melhor visão, uma vez que as bordas da armação ou as lentes não ficam no meio do caminho.