Atualmente todos dependem do celular no dia a dia, mas isso deve mudar, no que depender de Mark Zuckerberg, do Facebook. Ele anunciou hoje óculos smart capazes de gravar Stories e postá-los nas redes sociais. Segundo Zuckerberg, o produto faz parte de um “futuro em que os smartphones não são a peça principal de nossas vidas.”
Num vídeo postado em seu perfil, Zuckerberg detalhou o funcionamento do produto. A captura de fotos e vídeos depende de duas câmeras de 5 megapixels posicionadas na frente dos óculos, ao lado de cada lente. O usuário poderá acioná-las por meio de um botão na lateral ou por comando de voz, chamando o assistente virtual do Facebook.
Recursos digitais também marcam presença graças a um botão liga/desliga, a um LED que avisa sempre que o consumidor estiver gravando aquele momento, e a alto-falantes posicionados nas hastes do gadget.
Diz o executivo que será possível atender ligações telefônicas diretamente a partir dos óculos. A ideia do império de redes sociais é livrar seus bilhões de usuários do uso constante do smartphone, para que foquem no que está acontecendo naquele momento.
Alvo comum de críticas sobre quebra de privacidade, Zuckerberg se antecipou em dizer que as mídias ficam salvas nos óculos com emprego de criptografia, o mecanismo que impede que terceiros possam visualizar o material. O armazenamento permite cerca de 30 vídeos de até 30 segundos ou 500 fotos.
Apesar das características inteligentes, o equipamento não chega nem perto do Google Glass, que se propunha a incluir uma tela com informações importantes para o usuário. Para baixar as imagens é preciso de um aplicativo auxiliar rodando no telefone. O compartilhamento poderá ser feito com Facebook, Facebook Messenger, Instagram e WhatsApp. Haverá suporte a Twitter, Snapchat e outras plataformas.
A parceria com a Ray-Ban reflete a aposta numa peça de luxo icônica, que foi redesenhada para comportar itens eletrônicos. Ainda assim, a diferença é de apenas 5 gramas, segundo as empresas. Haverá mais de 20 variações, quatro cores e seis lentes possíveis – com dezenas de combinações.
O produto foi batizado oficialmente Ray-Ban Stories. Será vendido pelo preço sugerido de US$ 299 nos Estados Unidos, cerca de R$ 1.580 em conversão direta. A novidade também chega a Canadá, Reino Unido, Irlanda, Itália e Austrália.
fonte: Techtudo