Óculos são acessórios que aliam estilo e funcionalidade. Armações de grau e solares trazem saúde, conforto e qualidade à visão das pessoas de todas as idades. Para isso, as lentes necessitam de cuidado. Nada pior que belos óculos escuros com lentes engorduradas após um dia de atividades ao ar livre, como praia, piscina ou churrasco. Lentes de grau, por exemplo, mesmo com o melhor e mais caro tratamento antirreflexo, têm sua eficácia comprometida se não estiverem bem cuidadas.

Para entender melhor como garantir o bom uso e a vida útil das lentes, segue algumas dicas para o dia a dia. Cuidados básicos e bem simples certamente ajudarão a manter a qualidade desse acessório tão importante para a saúde dos olhos e estilo das pessoas. Afinal, comunicam mais eficazmente seu poder quando suas lentes estão limpas.

Confira as dicas para cuidar bem dos seus óculos:

1 – Mantenha sempre seus óculos no estojo, pois ficarão protegidos de atritos e incidentes. E, ao guardá-los, certifique-se de que estão na posição correta dentro do estojo, a fim de garantir o bom estado das lentes.

2 – Se você é usuário frequente de óculos, crie uma rotina diária de lavá-los com água e sabonete líquido neutro e enxugá-los com papel macio e absorvente. Assim, durante o resto do dia, poderá manter a limpeza das lentes com a microfibra que acompanha os óculos.

3 – Saindo de casa atrasado, as lentes dos óculos estão muito sujas e não tem tempo de limpá-las? Passe a lavar seus óculos quando chega em casa, antes de guardá-los. Assim não precisará mais se atrasar ao sair de casa.

4 – Produtos químicos como álcool, perfume, solvente, acetona e protetor solar podem danificar os óculos.

5 – A vida útil do tratamento antirreflexo de lentes pode ser reduzida quando expostas a situações extremas – como o vapor do forno. Uma dica para quem cozinha e abre o forno quente com frequência é manter a cabeça levemente virada, evitando que o rosto (e, consequentemente, os óculos) recebam o vapor diretamente.

6 – Óculos e altas temperaturas não combinam: evite guardar armações de receituário e óculos solares dentro do carro, mesmo dentro do estojo.

7 – Pelo menos a cada três meses, visite sua óptica de confiança para ajustar seus óculos.

8 – Colocar os óculos na cabeça pode danificá-los – Pode não parecer à primeira vista, mas nossa cabeça é mais larga que nosso rosto. Assim, ao colocar os óculos em cima da cabeça, ele vai acabar se deformando e ficando mais largo. Se você precisar guardar os óculos, sempre os coloque dentro do estojo protetor.

9 – Nunca force a armação para tentar ajusta-la – Se você reparar que seus óculos estão meio tortos, nada de tentar forçar a armação você mesma. Na tentativa de consertar, é mais provável que você acabe quebrando a armação. O melhor a se fazer é levá-los à Pró Ótica mais próxima.

Seguindo essas dicas seus óculos irão durar por muito mais tempo e sempre terá um aspecto de novo.