Dilema de muitos, limpar os óculos sem riscar as lentes pode ser um desafio complexo quando não se conhece as técnicas ideais. Se você também faz parte do time que já adquiriu riscos nas lentes recém compradas, esse post é para você.

Uma boa limpeza garante não só melhora a durabilidade do produto, mas proporciona maior conforto na hora de utilizá-lo. Algumas pessoas acreditam que a flanela que vem na caixa dos óculos é uma proteção inicial, mas ela não deve ser ignorada. Saiba que ela é item fundamental para a higienização de suas lentes.

Outro erro comum e bastante cometido é a “limpadinha” na roupa. Esqueça! É uma ação que seguramente contribuirá para riscos nos seus óculos, pois o tecido indicado para a limpeza ideal deles é aquele da flanela.

Ela é indicada para a higiene diária dos óculos, que devem ser utilizadas de acordo com sua necessidade, já que fatores como poluição e a gordura presente na pele do rosto pode fazer com que eles fiquem embaçados.

Para uma limpeza mais profunda e eficaz é indicado a lavagem das lentes. Você deve aplicar sabão neutro sobre elas, esfregar delicadamente com a ponta dos dedos e lavar em água corrente. Esse cuidado assegura a remoção de impurezas que facilitam os riscos e deve ser feito uma vez por semana.

Você sabia?

Existem muitas curiosidades acerca dos óculos que você, provavelmente, desconhecia. Limpe bem as lentes e veja bem de perto algumas delas que farão você entender melhor a história por traz de seus óculos:

  • Os óculos foram inventados pelos chineses por volta de 500 a.C. Sem lentes, eram utilizados como acessórios e só no século 17 é que o modelo como conhecemos hoje – com hastes sobre as orelhas – foi inventado.
  • Sifronius Eusebius Hieronymus é considerado o padroeiro dos oculistas desde que inseriu o objeto em suas pinturas.
  • No Brasil, os primeiros óculos surgiram com a chegada dos portugueses
  • Óculos é uma palavra que deve sempre concordar com o plural. Toda vez que perder os seus, diga “onde estão os meus óculos” e não “onde está meu óculos”;
  • As lentes bifocais foram desenvolvidas no ano de 1784 por ninguém menos que Benjamim Franklin. Graças a ele é possível usar óculos o tempo todo mesmo que sua deficiência seja enxergar de perto

Todos deveriam saber

Confira outras dicas igualmente importantes que farão com que seus óculos e lentes durem mais:

  • Ao guardar os óculos, mantenha sempre as lentes para cima a fim de protege-los de possíveis danos;
  • Não exponha as lentes ao calor excessivo: isso faz com que elas percam sua proteção natural (principalmente as que possuem sistema de
  • antirreflexo) e percam suas características originais;
  • Lave a flanela de limpeza dos óculos para remover a sujeita das limpezas;
  • Evite dormir com os óculos ou fazer deles acessório para cabelos. Esses atos podem fazer com que as lentes fiquem desalinhadas;
  • Quer proteger ainda mais seus óculos? Guarde-os no estojo e sempre com as lentes viradas para cima