Alertamos que o uso de sabonete seco como uma forma de evitar lentes embaçadas pode ser prejudicial para as suas lentes.

Na Internet tem circulado diversos vídeos ensinando alguns métodos para que os óculos não fiquem embaçados. Dentre eles, o mais popular é passar sabonete seco na lente e limpar posteriormente. Porém, recomendamos EVITAR essa prática, pois pode DANIFICAR as lentes que tem tratamento e também propiciar o descascamento do antirreflexo.

Cientes da necessidade e importância do uso de máscara nesse momento de pandemia, alertamos que o uso de sabonete seco como uma forma de evitar lentes embaçadas pode ser prejudicial para as suas lentes. Mas também entendemos o desconforto que uma lente embaçada pode causar; então vamos apresentar algumas alternativas uteis para que você possa usar óculos e continuar se protegendo com a máscara.

Ajuste a máscara: o ideal é que a máscara fique o mais justa possível ao seu rosto. Quando a máscara está bem posicionada e corretamente colocada, o vapor não sobe.Se não é o caso, você pode optar por realizar ajustes nela, se for de pano. Por sua vez, a maioria das máscaras descartáveis já possuem um arame ajustável para moldar a máscara na região do nariz.

Cole a máscara: Outra opção é colar a máscara na parte superior do nariz usando um pequeno pedaço de fita tipo esparadrapo. Evite fita adesiva comum, pois pode irritar a sua pele.

Papel higiênico: Algumas pessoas colocam um pequeno pedaço de papel ou um guardanapo dobrado no interior da máscara, na parte superior, para que absorva a umidade.

Óculos encima da máscara: Puxe a máscara para que fique o mais alto possível no nariz -sempre verificando que ela ainda está embaixo do queixo- Coloque os seus óculos de forma que fiquem encima da máscara. A efetividade vai depender do formato dos seus óculos e da sua máscara.

Para quem usa óculos, usar máscara para se proteger da COVID-19 tem se tornado uma situação um tanto frustrante. Nesse momento, o uso de máscara é a forma mais fácil de evitar a propagação da doença quando se precisa sair de casa e o seu uso já é obrigatório em várias cidades do país para quem se encontra em ambientes públicos!

Teste e adote alguma dessas dicas para evitar que os óculos fiquem embaçados. Não deixe de usar a máscara e lembre-se de evitar o sabonete seco!