Você conhece os tipos de materiais de armação de óculos? Sabe porque eles são importantes?

Hoje, vamos te ensinar tudinho sobre esse assunto e acredite, você vai precisar dessas informações.

Os tipos de materiais de armação de óculos mais comuns e escolhidos pelas pessoas são o acetato, metal, titanium e alguns da família dos injetados, como o grilamid, por exemplo.

Mas, dificilmente as pessoas param para analisar o material ou, mais ainda, dificilmente sabem do que são feitas as armações dos óculos. O mais comum é escolher modelos e cores.

No entanto, é muito importante saber quais são os tipos de materiais de armação de óculos, pois eles também são uma garantia de durabilidade do acessório.

Imagina só, você comprar um óculos novo e ele começar a descascar em pouco tempo? Ou pior ainda, imagina se a armação se rompe?

Isso pode ser evitado!

Olha só as opções de materiais de armações de óculos:

  • Acetato de celulose (acetato)
  • Metal
  • Titanium
  • Alumínio
  • Aço inoxidável
  • Madeira
  • Injetados

Agora, vamos falar um pouco sobre cada um dos materiais, para que você possa escolher o melhor material para o seu óculos!

Acetato de celulose (acetato)

É um material antialérgico, leve e bastante resistente à queda e produtos químicos.

O acetato é extremamente confortável para quem usa, pois se molda facilmente ao rosto e a ajustes necessários.  Por isso, é um dos materiais de armação de óculos mais escolhidos por quem usa.

Uma característica muito comum nesse tipo de armação é não possuir o apoio de plaquetas, e a haste é feita apenas de acetato, sem ponteira no final.

Além disso, é versátil: está sempre está disponível em diferentes estilos, formatos e cores.

Metal

As armações de metal são facilmente ajustáveis e geralmente suas junções são feitas para encaixe de parafusos, acompanhadas de plaquetas na região nasal para melhor encaixe.

Apesar de ser uma das mais escolhidas pelas pessoas por aparentarem ser leves e duráveis, com o tempo as armações de metal podem corroer e oxidar, causando alergia na pele.

Fique atento!

Titanium

No início da década de 90, o titânio ganhou o mercado pela sua leveza, resistência (resiste a sal, água, ácidos etc) e durabilidade (tem vida útil bastante durável).

Além disso, é hipoalergênico e traz benefício estético: tem variação de cores ampla, e se você combinar certinho com as lentes ideais para o seu grau, é possível até evitar aquelas marquinhas indesejadas no nariz!

É indicado para crianças mais velhas, por ser bastante resistente.

Alumínio

Esse tipo de material de armação de óculos é fundamental, por sua leveza e por ter um design bem moderno.

É também antialérgico: mantém o nível zero de níquel presente em sua composição.

Entretanto, não é nada flexível e dificilmente se ajusta bem ao seu rosto (o que pode causar desconforto também!).

Além do fato de que não é um material que pode ser soldado, e com o tempo as peças podem se soltar.

Aço inoxidável

O aço inoxidável é muito leve, resiste e flexível.

Não sofre corrosão com o tempo e tem bom preço no comércio, por isso possui um ótimo custo-benefício para quem procura essas características em materiais de armação de óculos.

É uma liga de aço e cromo, e também pode conter outro elemento na sua composição. A maioria dos aços inoxidáveis ​​contém de 10 a 30% de cromo, o que proporciona excelente resistência à abrasão e calor.

Madeira

Algumas marcas já se renderam ao sustentável e adotaram modelos de armações de madeira!

Estes modelos são conhecidos pela leveza extrema, mas, como ainda são novos, podem ter problemas de ajuste ao rosto, além de ainda serem mais caros no mercado.

Mesmo assim, são considerados exemplos de beleza e tendência de moda.

Antes de comprar o seu óculos de madeira, certifique-se de que a empresa possui as especificações dentro da legislação e do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Injetados

Nesta categoria, estão inclusos diversos materiais que não utilizam metal, e são usados na fabricação de armações para óculos.

A opções mais comuns são:

  • Grilamid
  • Trilamid
  • Policarbonato
  • Fibra de carbono
  • Optyl
  • Propionato

Estes materiais não são mais categorizados como uma qualidade inferior, mas sim como materiais de bom custo-benefício quando o assunto é resistência e qualidade.

Agora, vamos conhecer mais sobre os materiais injetados!

Grilamid

Material que tem como características resistência, flexibilidade e evita distorções que o óculos possa sofrer.

Trilamid

Trilamid é resistente a agentes químicos e outros tipos de danos, como quedas e deformações (uma ótima opção para quem busca óculos leves!).

Policarbonato

Policarbonato é muitas vezes usados em óculos de EPI (Equipamento de Proteção Individual), por ser extremamente resistente a possíveis impactos.

Fibra de carbono

Apesar de ser um material muito leve, uma vez que ele sofre alguma deformação, dificilmente pode ser reajustado para sua forma original.

Por isso, é um material que perdeu a popularidade no mercado e não é tão recomendado atualmente.

Optyl

É um material bem resistente ao calor, e pode ser encontrado em diversas cores e modelos.

Além disso, é antialérgico, ajustável e adaptado à transpiração da pele.

Esse material é patenteado pela marca Carrera e produzido e usado exclusivamente pelo SAFILO GROUP, Itália.

Propionato

Material bastante flexível , mas muitas vezes é combinado com metal na base da armação.

Agora que você já conhece todos os materiais dos óculos e caso esteja em Cuiabá -MT e esta procurando um lugar que possua óculos de grau, lentes de contato, armações femininas e masculinas ou os últimos lançamentos de óculos das marcas mais conceituadas do mercado. Venha até uma de nossas lojas para comprar seu óculos. Ficaremos felizes em te ajudar na escolha do seu modelo.